af_mafaldacamarate-46.png

A importância da Meditação

A meditação é uma maneira ótima de encontrarmos o equilíbrio e a harmonia entre a nossa mente e o nosso corpo.

Quando te comprometes com uma prática diária de meditação, estás a convidar-te a desacelerar, a reconectares-te com o teu eu superior e a estabelecer uma intenção diária de integridade, equilíbrio e bem-estar.

Ao falar em meditar falo em parar, em focarmo-nos em nós, na nossa respiração, nas sensações do nosso corpo. É parar para nos ouvirmos. É um momento de pausa que promove o equilíbrio e a calma, a atenção ao momento presente, o que nos ajuda a viver uma vida mais plena.


O que podes fazer diariamente?

- Reserva tempo todos os dias para meditar. Idealmente à mesma hora. Cria um ritual. É tão simples quanto isso. Mesmo que só tenhas cinco minutos por dia, aproveita esse tempo para te sentares confortavelmente, fecha os olhos e traz consciência para a respiração.

- Se a mente vaguear, nota e trá-la de volta à respiração, sem julgamento e com bondade.

- Não te preocupes tanto com a posição e com o tipo de meditação que estás a fazer, o que importa mesmo é dedicares um tempo a parar e a estar contigo.

- Procura um lugar calmo, tranquilo, onde não sejas interrompida por pessoas, telefone ou televisão.

- Sempre que sentires tensão, ansiedade ou uma sensação de que estás esgotada, stressada ou desequilibrada, percebe que é um sinal para abrandar. Reserva um momento para te sentares confortavelmente com os olhos fechados e observa como o teu corpo se sente, tornando-te consciente de qualquer stress ou tensão. Enquanto respiras, envia energia para a área de tensão com o convite para suavizar, aliviar e curar.

Sê paciente, a meditação requer prática.

Meditar tem imensos benefícios para a nossa saúde e bem-estar entre os quais: - ajuda-nos a sair do modo “flight or fight” (sistema nervoso simpático), ativando o sistema nervoso parassimpático que nos leva para o modo “Rest, Digest and Repair” - reduz as hormonas do stress (cortisol) - limpa a mente permitindo-nos relaxar - estabiliza a respiração e a frequência cardíaca - permite resiliência a longo prazo - ajuda-nos a focar no momento presente.


Se quiseres ajuda com as primeiras meditações, na loja encontras o Pack Meditações para uma Vida Plena, com 10 meditações que te vão ajudar a parares, a acalmares, a desenvolveres uma maior conexão contigo e com a tua voz interior.


Pronta para começar uma nova prática?

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo